Nossa Proposta

A Talk Away oferece experiências educativas que combinam caminhadas temáticas com conteúdos interdisciplinares, proporcionando:

Aprendizado Ativo
Participantes engajam-se ativamente no processo de aprendizagem, explorando o ambiente ao seu redor.
Conexão com o Espaço
As caminhadas são realizadas em locais cuidadosamente selecionados, que enriquecem o conteúdo abordado.    
Desenvolvimento Integral
Promovemos o bem-estar físico, mental e emocional, alinhados com práticas pedagógicas que valorizam a experiência direta.

Convidamos você a caminhar conosco e descobrir novas formas de aprender, explorando o mundo ao seu redor de maneira consciente e significativa.

Fale conosco

Referências Conceituais de Ensino ao Ar Livre

Inspirados por pensadores como Liev Tolstói, que defendia uma educação libertária e prática, valorizamos a liberdade e a autonomia no processo educativo. Tolstói implementou métodos pedagógicos que priorizavam a experiência direta e a interação com o ambiente, acreditando que a educação deve ser livre de imposições rígidas.

Adotamos também a visão de Stela Barbieri, que considera o espaço como um “terceiro educador”. Ela enfatiza que os ambientes onde ocorrem as interações educativas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e emocional dos indivíduos.

As aulas em caminhadas também são conhecidas como educação peripatética é uma abordagem pedagógica inspirada na filosofia dos peripatéticos, seguidores de Aristóteles. A palavra “peripatético” vem do grego peripatetikos, que significa “andarilho” ou “aquele que anda”, pois Aristóteles costumava ensinar enquanto caminhava com seus discípulos nos pórticos de Atenas.

Além da filosofia, muitos artistas criam artes em caminhadas construindo o que chamamos que Walking Art, você pode conhecer obras feitas em diversos caminhos de artistas como Richard Long e Paulo Nazareth.

Acreditamos no conceito de Lifelong Learning, que promove a aprendizagem contínua ao longo da vida. Nossas atividades são projetadas para estimular a curiosidade e o desejo de aprender, independentemente da idade ou formação dos participantes.